fbpx

Já segue nossos canais? Contamos muitas coisas por lá também :)

Ou então nos conte qual é o seu melhor e-mail:

Dicas-Uteis-Portugal-Logo
Descubra Portugal de Maneira Fácil e Rápida.

30 anos de Brasil e 1 de Portugal

Clique ao lado para enviar esse post por Whatsapp:
Compartilhar no whatsapp

Como o tempo passa rápido.

Já se foram mais de 365 dias, na verdade, exatos 370 dias no dia de hoje (07/02/2018) que saí do Brasil.

Em um ano de Portugal vivi muita coisa que não me recordo ter vivido nos últimos anos no Brasil. Natural que tenha esse sentimento, afinal tive que reaprender até onde o pão, bom, quentinho, mais perto de casa, está.

Sim, foi um ano de muitos aprendizados e digo isso a todos que querem sair do Brasil. O Brasil tem muitas coisas ruins, tem. Essas coisas todas estão em evidencia? Estão! Mas tenha certeza que o Brasil também tem muitas coisas boas para se aproveitar, viver e morar.

A começar pelos seus amigos …

Familiares e por tudo o que tem de referências desde que nasceu. Morando no Brasil, provavelmente você não vai perder aquele churrasquinho do fim de semana, o chopp de reencontro do pessoal do colégio, aquele almoço de fim de semana da família ou até mesmo aquela “topada” despretensiosa com aquele amigo de anos pela rua. Sim, isso tudo você “perde”, saindo do Brasil.

Não estou aqui para dizer a você que não deve tentar. Pelo contrário!

Sou o primeiro a levantar essa bandeira de que, se tem vontade de, morar fora, mudar de vida e se abrir para o mundo, TENTE. Você só vai saber se gostou ou não gostou se experimentar. EXPERIMENTE! Só lembre que para fazer essa mudança você precisa, antes de tudo se planejar (dei boas dicas sobre planejamento, aqui!) e muito provavelmente precise de alguém para te apoiar. Seja sua esposa, marido ou amigo que esteja afim de viver essa “loucura” contigo. Te garanto que isso torna o caminho muito menos difícil. Se der sorte, como eu, de ter esposa e amigos juntos nessa mudança, melhor ainda!

Agora, se acha que não pode estar longe de tudo e de todos, sem que aguente o peso da mudança, não faz mal. Tente mudar perto de casa mesmo. Talvez, fazendo isso, vai te economizar tempo, dinheiro e cabelos!

Mas eu te digo que …

Quando você menos esperar, os anos já vão ter passado. Tenho a impressão que de ano em ano as coisas vêm acontecendo mais rapidamente. Quando estamos vivendo esse “boom” de novos aprendizados e experiência então, aí que passa tudo muito rápido mesmo. O que garanto a vocês é que não houve nenhum dia que me arrependi de mudar de vida, de país. Aliás, toda as vezes que fiz grandes mudanças na minha vida, foram bons momentos de aprendizado e amadurecimento.

Dito isso tudo, se ainda acha que pode mudar e essa vontade não sai de dentro de você, MUDE! Não deixe que os pensamentos dos outros acabem com seus sonhos e retardem suas vontades.

Aproveite enquanto ainda há tempo …

Pois é. Se te pedirem na imigração e você não o tiver, pode voltar para casa, mas o pior nem é isso. Imagina ter um problema de saúde, perder a mala, o voo e por ai vai e não estar amparado. Aí sim é complicado! Recomento fortemente a todos os meus leitores a fazer e não vai ser diferente com você. A minha recomendação é faça o seu seguro viagem. Clique aqui, para cotar o seu seguro. Boa viagem!

Felipe Coelho
Felipe Coelho
Já tenho mais de 30 anos (como o tempo passa rápido). Sou formado em Desenho Industrial, mas quase nunca trabalhei nessa área. Somente no iniciozinho de carreira mesmo. Morei meus primeiros 30 anos de vida no Rio de Janeiro e atualmente vivo em Lisboa. Além de mudar de cidade e país, troquei a minha carreira de mais de 10 anos em e-commerce por algumas paixões: drones/videos, morar fora e empreender.

Deixe seu comentário!

2 respostas

  1. Boa tarde
    Me diz, em Portugal usa-se botijão de gás ou é gás encanado?
    Tenho uma experiencia na área, sera que existe oportunidades nesse setor em Portugal?

    desde ja agradeço

    1. Olá Filipe. Tudo bem? Olha, aqui se usa bastante os dois tipos de gás. Muita gente ainda tem botijão de gás em casa, mas também há o encanado. Como não tenho muita experiência na area, não sei dizer se há oportunidade, mas sugiro dar uma olhada nos sites de emprego de Portugal. Seguem alguns para que possa pesquisar:
      https://www.portalemprego.pt/
      http://emprego.sapo.pt/emprego/ofertas.htm/pais/portugal
      https://www.indeed.pt/Ofertas-em-Lisboa
      http://expressoemprego.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do post?

Junte-se aos que já curtiram!​

Novidades no seu e-mail:

Se é do time “old school”, assim como eu, e prefere receber as últimas novidades por e-mail, ótimo! Sempre que tem um post novo no ar, avisamos.

O que nos motiva ...

O Dicas Úteis Portugal surgiu da motivação de querer compartilhar mais e melhores informações sobre Portugal. Hoje, além de escrever para o blog, fazemos tours guiados por Lisboa e Roteiros Personalizados para Portugal inteiro. Aproveite!

Siga a gente:

Gostou do nosso Post e precisa reservar um hotel?

Reserve o seu por aqui! Ganhamos uma comissão e você nos ajuda a manter o blog no ar 👇
Booking.com

Faça parte da nossa lista VIP

Fique tranquilo. Somo contra #spam e queremos que esteja feliz conosco. Se quiser sair, é só clicar no botão “não quero mais receber” que vai chegar no seu e-mail. Ele fica no fim de todas as newsletters que mandamos :)