fbpx

Já segue nossos canais? Contamos muitas coisas por lá também :)

Ou então nos conte qual é o seu melhor e-mail:

Dicas-Uteis-Portugal-Logo
Descubra Portugal de Maneira Fácil e Rápida.

Chegamos em Lisboa, Portugal!

Clique ao lado para enviar esse post por Whatsapp:
Compartilhar no whatsapp

Assim como muitos brasileiros, nós decidimos tentar a vida fora.

Somos um casal com nacionalidade portuguesa, loucos para ver o Brasil dar certo, mas sem esperança no que vem acontecendo, principalmente nos últimos anos.

Dito isso e tomada a devida coragem, nos mudamos para Portugal sem nunca mesmo ter vindo aqui. Isso mesmo!

À primeira vista, para quem morou a vida inteira no Rio de Janeiro, parece ser uma “Lapa” segura, muito mais conservada (principalmente na área bem turística como o Chiado) e muitas pedras portuguesas. Lisboa é linda!

Aqui, no Dicas Úteis Portugal, iremos contar tudo o que estamos passando e que pode possivelmente facilitar a vida de quem nos acompanha e também quer vir para cá ou até mesmo quem já está aqui.

Experiências novas, burocracias (chatas e difíceis de se descobrir), lugares para conhecer, cuidados antes de vir, durante e após, como se comunicar para um melhor entendimento e por aí vai! Fiquem de olho por aqui.

Espero que gostem do conteúdo e que consigamos ajudar vocês!

Um abraço, Felipe e Joana.

Atualizações até 24/01//2019

Nesses quase dois anos que chegamos em Lisboa, muita coisa aconteceu depois de ter escrito esse post. Vou colocar alguns highlights aqui embaixo para que ajude você, que talvez esteja querendo fazer esse movimento.

  1. Você sabe o que é o NIF?
    • Se ainda não sabe, é importantíssimo saber. Basicamente é o nosso CPF brasileiro. Se denomina Número de Identificação Fiscal ou Número de Contribuinte. Sem ele, nada se faz em Portugal. Já escrevemos um post super completo para que possa tirar o seu. Clique aqui para ver.
  2. Não tem ideia de quanto a vida custa em Portugal?
    • Nós também não tínhamos e acho que na época (2015/2016) então era mais difícil ainda conseguir informações. Pensando nisso, e usando a nossa experiência de vida aqui, junto com outros amigos que contribuíram para a construção dessa ferramenta, fizemos uma Calculadora que estima seus custos de vida em Portugal. Lógico que tudo depende muito de como você vive, o que faz, o que compra e afins, mas já dá para ter uma ótima base do custo aproximado médio de vida. Acesse a calculadora aqui.
  3. Quer descobrir como fizemos para alugar o nosso apartamento e ajudar na sua procura?
    • Ótimo. Temos aqui um post que explica passo a passo de como fizemos. Leia aqui.
  4. Ainda está pensando em sair do Brasil para Portugal mas não tem muita certeza do que fazer?
    • Faz muito bem em pensar. Mesmo que se programe muito é sim uma mudança bastante difícil e requer todo o cuidado necessário. Pensamos em 5 dicas bastante úteis para quem quer morar em Portugal. Descubra as dicas aqui.
  5. E por último e não menos importante, você dirige? Sim?
    1. Já mora em Portugal ou pretende ir morar em Portugal? Aproveita essa dica que vai economizar um MEGA dinheiro e tempo. Contei nesse post aqui, tudo o que aconteceu com a minha troca da carteira de motorista brasileira para a carteira de motorista portuguesa.

Se por um acaso não é ainda bem que o precisa, aconselho fortemente clicar aqui e ver tudo o que já escrevemos, tanto para viajar por Portugal, quando para quem quer morar em Portugal.

Pois é. Se te pedirem na imigração e você não o tiver, pode voltar para casa, mas o pior nem é isso. Imagina ter um problema de saúde, perder a mala, o voo e por ai vai e não estar amparado. Aí sim é complicado! Recomento fortemente a todos os meus leitores a fazer e não vai ser diferente com você. A minha recomendação é faça o seu seguro viagem. Clique aqui, para cotar o seu seguro. Boa viagem!

Felipe Coelho
Felipe Coelho
Já tenho mais de 30 anos (como o tempo passa rápido). Sou formado em Desenho Industrial, mas quase nunca trabalhei nessa área. Somente no iniciozinho de carreira mesmo. Morei meus primeiros 30 anos de vida no Rio de Janeiro e atualmente vivo em Lisboa. Além de mudar de cidade e país, troquei a minha carreira de mais de 10 anos em e-commerce por algumas paixões: drones/videos, morar fora e empreender.

Deixe seu comentário!

30 respostas

  1. Oiii… Amei!!! E vou acompanhar vcs… Estou pretendo ir para Portugal em janeiro/2018… E vou acompanhar vcs!!!!

    1. Que bom Alaine! Adoramos que gostou 😀 e tomara que você mesmo. Aqui a vida é ótima. Tem muita coisa bacana para se fazer, com segurança e tranquilidade. Obrigado!!!

  2. Boa Noite.
    Estou me organizando e pretendo ir conhecer e morar em Portugal.
    Preciso de muita informação e organização pois ainda não tenho nacionalidade Portuguesa.
    Mas estou decidida a mudar.
    Adorei o blog e continuarei a acompanhar suas narrativas.
    Obrigada.

    1. Olá Mari, tudo bem? Obrigado pelo incentivo 🙂 Ficamos feliz que tenha gostado.

      Vamos fazer posts novos todas as terças, quintas e domingos. Acompanhe que pode te ajudar nesse processo! São muitas coisas para se preocupar antes de vir mesmo, mas vai dar tudo certo!

      Agradeço novamente.

      Um abraço!

    1. Que bom Anna! Tomara que consiga vir. Estamos gostando bastante e tem muito conteúdo que iremos compartilhar ainda. Obrigado 🙂

  3. Achei muito interessante, suas informações, vivo nos EUA pelos ultimos 31 anos, tenho cidadania Americana, sou Carioca e agora que estou perto de mnha aposentadoria, eu e minha mulher estamos sériamente pensando em mudarmos para Lisboa, estivemos em Portugal há uns 13 anos atrás e amamos o que vimos, viajamos o país de Norte a Sul, . Em 2018 estaremos viajando a Lisboa de novo, mas desta vez para começar a acertar nossa mudança. Com certeza estarei seguindo suas informações.

    1. Olá Luiz. Tudo bem? Agradeço muitíssimo pela sua gentileza de nos mandar uma mensagem. Pois é, pelo o que ouço de Portugal mudou muito nos últimos tempos para melhor, portanto, acredito que da época que vieram para agora, deve estar ainda melhor! Pelo o que já li, há diversos incentivos para aposentados e na minha opinião é um ótimo lugar para se viver. Seguro, justo e honesto no geral. Se eu puder te ajudar em qualquer coisa, me avise por favor.

      Grande Abraço

  4. Boa Noite.
    Estou me organizando e planejando ir conhecer e morar em Portugal.
    Preciso de muita informação pois sou brasileira e não tenho opção da nacionalidade Portuguesa.
    Mas estou decidida a mudar.
    Adorei o blog e continuarei a acompanhar sua informações
    Obrigada.

    1. Muito obrigado Cláudia! Espero que consigamos te ajudar de alguma forma com nossas informações. Agradeço o elogio e o incentivo para continuar escrevendo! 😀

  5. Olá! tenho acompanhado suas dicas e estou bem animada para seguir esse caminho no segundo semestre. É o tempo de me organizar para deixar tudo nos seus devidos lugares. Muito importante saber que temos pessoas do bem nos ajudando.
    Abs!

    1. Que bom Maria! Obrigado pelo incentivo e por podermos ajudar um pouco na sua jornada. Pretendo fazer outros materiais bacanas para ajudar nessa transição para cá. Qualquer coisa, estamos a disposição. Abs

  6. Boa tarde, com certeza irei acompanhar. Muito bom ter pessoas como vc dispostas a ajudar. Eu sou assim também e já dei muitas dicas em relação à cidadania portuguesa e italiana. Agora estou me concentradndo nesta questão: morar em Portugal. Obrigada. Abraço

    1. Que bom que gostou! Continue compartilhando suas dicas e se tiver algumas para compartilhar conosco, nos mande. Tomara que seu projeto de vir morar aqui dê certo! Um grande abraço!

  7. Olá pretendo conhecer Portugal Ano que vem e depois quero mudar me .Não conheço ninguém é muito menos tenho Nacionalidade Portuguesa. Amo o Brasil mas a expectativa de vida e melhoras por aqui tá osso. Vai ser uma decisão que tenho certeza que vai melhorar muito minha vida. Abraços

    1. Olá Adriana! Que bom que vem conhecer antes de fazer essa mudança. Torço para que tudo dê certo nessa tua mudança de rumo na vida e espero que nós consigamos te ajudar de alguma forma.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do post?

Junte-se aos que já curtiram!​

Novidades no seu e-mail:

Se é do time “old school”, assim como eu, e prefere receber as últimas novidades por e-mail, ótimo! Sempre que tem um post novo no ar, avisamos.

O que nos motiva ...

O Dicas Úteis Portugal surgiu da motivação de querer compartilhar mais e melhores informações sobre Portugal. Hoje, além de escrever para o blog, fazemos tours guiados por Lisboa e Roteiros Personalizados para Portugal inteiro. Aproveite!

Siga a gente:

Gostou do nosso Post e precisa reservar um hotel?

Reserve o seu por aqui! Ganhamos uma comissão e você nos ajuda a manter o blog no ar 👇
Booking.com

Faça parte da nossa lista VIP

Fique tranquilo. Somo contra #spam e queremos que esteja feliz conosco. Se quiser sair, é só clicar no botão “não quero mais receber” que vai chegar no seu e-mail. Ele fica no fim de todas as newsletters que mandamos :)