fbpx

Com ir do aeroporto do Porto para o centro!

Clique ao lado para enviar esse post por Whatsapp:
Compartilhar no whatsapp

Uma das coisas que mais gosto de viajar pela Europa é a fácil conexão entre os aeroportos com os centros das cidades.

Com o Porto, não é diferente. Para além dos táxis e aplicativos de transporte, o aeroporto do Porto conta com uma linha específica de metro para ajudar os viajantes, além de shuttles com preço super acessível.

Vou contar um pouco sobre cada uma dessas três maneiras para ajudar você a planejar a sua chegada ao Porto.

O jeito mais econômico: Metro

O metro do Porto possui 6 linhas diferentes que ligam os principais pontos da cidade. A estação principal chama-se Trindade, anote este nome, pois nesta estação é possível fazer transferência para todas as linhas.

A linha que chega até o aeroporto é a linha roxa “Aeroporto- Estádio do Dragão”. Para chegar até a estação, basta seguir as indicações que estão espalhadas pelo aeroporto. Antes de subir para a plataforma de embarque é necessário comprar o bilhete através de uma das máquinas de autoatendimento. Tenha um pouco de paciência, pois pode haver filas.

Para andar o metro do Porto você terá que adquirir um cartão pré-pago chamado Andante que pode ser utilizado durante toda a sua viagem. O custo dele 0,60€.

O metro do Porto funciona por zonas, quanto mais longe você for, mais caro irá pagar. O valor da viagem varia de 1,20 a  5,20. Do aeroporto até a estação Trindade que é o centro da cidade você terá que efetuar a seleção da zona Z4. O percurso até o centro dura mais ou menos 30 minutos.

Para não ter erro, assim que comprar o seu bilhete nas máquinas de autoatendimento, já valide o seu bilhete numa das máquinas espalhadas. Há máquinas no caminho para as escadas rolantes. Assim que tiver validado o seu bilhete, suba as escadas rolantes e aguarde o próximo metro.

Metro Aeroporto Porto – Foto:Dicas Úteis Portugal

Outras dicas para utilizar o metro:

  • Como não há catracas, não se esqueça de validar as suas viagens antes de embarcar. Há sempre fiscais pelos vagões e os espertinhos que não validam levam uma multa que varia de 120 a 350 euros
  • O cartão Andante é INDIVIDUAL. Cada pessoa precisa ter um.
  • O horário de funcionamento é das 6h à 1h da manhã e o intervalo entre um metro e outro pode chegar até meia hora. Ou seja, é importante se programar e ficar atento aos horários.
  • As portas do metro não abrem automaticamente, por isso é necessário apertar um botão redondo que fica na porta.
  • Clique aqui e baixe o mapa atualizado do Metro.

A segunda opção é o Shuttle (ônibus – ou autocarro como se fala em Portugal)!

shuttles-aeroporto-porto_Dicas-Uteis-Portugal

Outra opção econômica para aqueles que não querem carregar as malas é o shuttle. Existem dois tipos de shuttle que saem do aeroporto do Porto para a cidade.

O primeiro deles te deixará no terminal rodoviário do Porto que fica ao lado do metro Campo 24 de Agosto. Além disso, este shuttle possui horários específicos de partida, então é preciso ficar atento. O preço para adulto, somente ida, custa 2,80 e ida e volta 5,10. Já para crianças o preço só para ida custa 1,40 e ida e volta 2,80. É possível reservar o seu bilhete diretamente pelo site. https://www.getbus.eu/pt/porto-aeroporto-porto/

A segunda opção te deixará no local onde você se hospedará no horário que você estipular. O preço para 1 pessoa fica em 12 euros, para 2 pessoa fica 9 euros por pessoa, para 3 a 7 fica em 7 euros por pessoa e grupos com mais de 8 pessoas fica em 6 euros por pessoa. Também é possível reservar o bilhete pelo site. Veja aqui!

Táxi ou Uber ou outros aplicativos de transporte

Se desejar mais comodidade pode sempre recorrer a taxis e aplicativos. Os aplicativos mais utilizados no Porto, são Uber, Taxify e Cabify. O preço do aeroporto até a estação Trindade que fica no centro do Porto varia de 10 a 20 euros.

Maneiras para chegar ao centro do Porto é o que não falta. Não existe uma opção melhor ou pior. Por isso, escolha aquela que melhor se adapta ao seu estilo de vida e ao seu bolso.

Uber Aeroporto Porto para Centro – Foto: Dicas Úteis Portugal

Espero que tenha gostado do post e se gostou, comenta aqui embaixo! Espero ter ajudado 😘

Foto do destaque por:

unsplash-logo🇨🇭 Claudio Schwarz | @purzlbaum

Pois é. Se te pedirem na imigração e você não o tiver, pode voltar para casa, mas o pior nem é isso. Imagina ter um problema de saúde, perder a mala, o voo e por ai vai e não estar amparado. Aí sim é complicado! Recomento fortemente a todos os meus leitores a fazer e não vai ser diferente com você. A minha recomendação é faça o seu seguro viagem. Clique aqui, para cotar o seu seguro. Boa viagem!

Felipe Coelho
Felipe Coelho
Já tenho mais de 30 anos (como o tempo passa rápido). Sou formado em Desenho Industrial, mas quase nunca trabalhei nessa área. Somente no iniciozinho de carreira mesmo. Morei meus primeiros 30 anos de vida no Rio de Janeiro e atualmente vivo em Lisboa. Além de mudar de cidade e país, troquei a minha carreira de mais de 10 anos em e-commerce por algumas paixões: drones/videos, morar fora e empreender.

Deixe seu comentário!

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do post?

Junte-se aos que já curtiram!​

Novidades no seu e-mail:

Se é do time “old school”, assim como eu, e prefere receber as últimas novidades por e-mail, ótimo! Sempre que tem um post novo no ar, avisamos.

O que nos motiva ...

O Dicas Úteis Portugal surgiu da motivação de querer compartilhar mais e melhores informações sobre Portugal. Hoje, além de escrever para o blog, fazemos tours guiados por Lisboa e Roteiros Personalizados para Portugal inteiro. Aproveite!

Siga a gente:

Gostou do nosso Post e precisa reservar um hotel?

Reserve o seu por aqui! Ganhamos uma comissão e você nos ajuda a manter o blog no ar 👇
Booking.com

Faça parte da nossa lista VIP

Fique tranquilo. Somo contra #spam e queremos que esteja feliz conosco. Se quiser sair, é só clicar no botão “não quero mais receber” que vai chegar no seu e-mail. Ele fica no fim de todas as newsletters que mandamos :)