fbpx

Como viajar de trem em Portugal.

Clique ao lado para enviar esse post por Whatsapp:
Compartilhar no whatsapp

Portugal é um país que tem bastante trilhos espalhados pelo território nacional, ou seja, nada melhor do que aproveitar para viajar de trem em Portugal né?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que nem todas as linhas de trem estão ligadas. Por exemplo, os trens que vão para Cascais são diferentes dos que vão para Sintra. As linhas são completamente diferentes 😉

Ah, outra coisa importante de saber é que trem em Portugal é chamado de comboio. Ideal é usar os termos certinhos para facilitar a comunicação.

Tá certo. E quais são as companhias de trem?

O trem em Portugal ainda é praticamente 100% estatal. Atualmente existe a Companhia Comboios de Portugal, ou simples a CP, e a Fertagus que faz apenas o trecho Lisboa-Setubal. Além dessas, também tem a Renfe que é a que faz o trecho Lisboa-Madrid.

Mas vamos falar de como viajar de trem em Portugal …

A melhor forma de começar é dando uma olhada no mapa de Portugal e vendo se o trem passa por onde quer ir. O que posso te dizer é que os trens passam por muitas das cidades. Você consegue ir de Lisboa para o Porto (já fizemos um post sobre esse assunto – veja aqui), ir de Lisboa para as cidades do Algarve como Faro, Albufeira, Tavira, consegue também ir mais para o norte como Braga, Viana do Castelo, Guimarães e por ai vai.

Certo, mas como faço as pesquisas de preço?

Vamos no site da CP (clique aqui para abrir) e fazemos as pesquisas de preço a partir de lá. É lá inclusive que você vai comprar o seu bilhete. Alguns dos trens tem a primeira classe e segunda classe por aqui. A diferença é basicamente a cadeira que é mais espaçosa e talvez tenha mais tomadas, mas a segunda classe já é bem confortável.

Site Comboios de Portugal – Foto: Dicas Úteis Portugal

👆  Atenção: A compra dos bilhetes no site da CP é apenas para viagens intercidades e inter-regionais. Para as comprar dos trens urbanos de Lisboa (são os de Sintra e Cascais) e Porto sugiro a compra na estação ou até mesmo no caso de Lisboa ver a tarifa Zapping (leia sobre ela aqui).

E quais são as principais estações?

É importante saber as principais estações de Lisboa e Porto principalmente. Os trens intercidades não passam por todas as estações. As de Lisboa são 2 principais a de Sete-Rios (tem ligação com a linha do metro azul – estação jardim zoológico) e estação Oriente (metro linha vermelha). As duas estações também são estações rodoviárias, inclusive é da Sete-Rios que consegue pegar o ônibus para Fátima (veja nosso post aqui). Já para as linhas urbanas para Cascais é a estação Cais do Sodré (linha verde do metro) e a de Sintra é a restauradores (linha azul do metro).

Já as estações do Porto são a estação São Bento (que é belíssima e está no centro histórico) e Campanhã que essa sim é onde chegam os trens das outras cidades.

Felipe, dá para economizar? Dá sim!

Tem duas formas simples para economizar 🙌. Uma é praticamente certa e a outra não sabemos quando pode “rolar” uma economia. A primeira é comprar com pelo menos 5 dias de antecedência a sua passagem. Você vai encontrar tarifas promocionais que são sinalizadas por uma estrelinha no site da CP. Já a outra forma é acompanhar o site da CP para ver quais sãos os trechos promocionais. Recentemente eles estavam com uma promoção para Lisboa-Porto e estava custando 4,5€ uma perna. Bem barato né? Então, fique de olho!

Mas nem tudo são flores …

Porém, a gente pode ajudar a resolver! Os trens nem sempre são as opções mais baratas para viajar. Portanto, sugiro sempre olhar a companhia de ônibus Rede Expressos e também verificar se ir de avião, principalmente entre Lisboa, Porto e Faro, não seria mais vantajoso. Inclusive já escrevi um post sobre as companhias aéreas “low cost” que são dos principais aeroportos. Leia aqui.

Bom, espero que tenha gostado e vamos viajar!😎 Comenta aqui embaixo o que achou!

Pois é. Se te pedirem na imigração e você não o tiver, pode voltar para casa, mas o pior nem é isso. Imagina ter um problema de saúde, perder a mala, o voo e por ai vai e não estar amparado. Aí sim é complicado! Recomento fortemente a todos os meus leitores a fazer e não vai ser diferente com você. A minha recomendação é faça o seu seguro viagem. Clique aqui, para cotar o seu seguro. Boa viagem!

Felipe Coelho
Felipe Coelho
Já tenho mais de 30 anos (como o tempo passa rápido). Sou formado em Desenho Industrial, mas quase nunca trabalhei nessa área. Somente no iniciozinho de carreira mesmo. Morei meus primeiros 30 anos de vida no Rio de Janeiro e atualmente vivo em Lisboa. Além de mudar de cidade e país, troquei a minha carreira de mais de 10 anos em e-commerce por algumas paixões: drones/videos, morar fora e empreender.

Deixe seu comentário!

3 respostas

    1. Que bom que gostou Márcia! Se tiver de viagem marcada para Portugal é uma ótima dica além de muito prazeiroso viajar de trem. Aproveita! 🙂

  1. Ótima postagem,porém fiquei em dúvida sobre a Fertagus pois queria fazer o trecho Lisboa x Setúbal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do post?

Junte-se aos que já curtiram!​

Novidades no seu e-mail:

Se é do time “old school”, assim como eu, e prefere receber as últimas novidades por e-mail, ótimo! Sempre que tem um post novo no ar, avisamos.

O que nos motiva ...

O Dicas Úteis Portugal surgiu da motivação de querer compartilhar mais e melhores informações sobre Portugal. Hoje, além de escrever para o blog, fazemos tours guiados por Lisboa e Roteiros Personalizados para Portugal inteiro. Aproveite!

Siga a gente:

Gostou do nosso Post e precisa reservar um hotel?

Reserve o seu por aqui! Ganhamos uma comissão e você nos ajuda a manter o blog no ar 👇
Booking.com

Faça parte da nossa lista VIP

Fique tranquilo. Somo contra #spam e queremos que esteja feliz conosco. Se quiser sair, é só clicar no botão “não quero mais receber” que vai chegar no seu e-mail. Ele fica no fim de todas as newsletters que mandamos :)