fbpx

Nossa primeira conta de luz chegou. Quanto custou?

Clique ao lado para enviar esse post por Whatsapp:
Compartilhar no whatsapp

Custou menos do que eu esperava!

E ai! Tudo bem? Nossa primeira conta de luz chegou e foi “melhor” do que eu esperava com relação a custos.

Nossa casa, é toda elétrica. Nosso forno, a placa para esquentar comida (as bocas do fogão), o boiler para esquentar a água, absolutamente tudo é elétrico mesmo.

Falando um pouquinho dos nossos hábitos, cozinhamos todos os dias, almoço e jantar. Banho costumamos tomar dois ao dia, um de manhã e outro a noite, lembrando que somos um casal 🙂 . Por que comento isso? Para que você possa comparar com os seus hábitos, ou de sua família! 😉

Acabando com o mistério, nossa conta deu 46,19€. Ai você pensa, “talvez não seja um serviço barato, pago menos onde moro”, mas pensa que essa conta seria luz e gás juntos.

Algumas coisas me chamaram a atenção na conta e na relação com a EDP (companhia de luz que usamos) que queria comentar aqui:

  • Diferente do Brasil, o relógio de luz fica dentro do seu apartamento/casa. A companhia vai medir, mas se você não estiver em casa, e a companhia não conseguir medir seu consumo, sua conta vem com gasto estimado.
    • Você mesmo pode/deve alimentar a plataforma deles com o número do teu relógio de luz. Se colocar os dados dentro do período que eles fecham a conta, não há gastos estimados. Dá uma olhada aqui embaixo:
contador-luz-edp-lisboa-dicas-uteis-portugal
  • A conta vem claramente separada quanto custou a sua luz, e quanto custaram os impostos.
custo-luz-impostos-edp-lisboa-dicas-uteis-portugal
  • A área de desempenho energético, mostra quantos % da conta vem de fontes renováveis e quantos de não renováveis, para a minha grata surpresa, quase 81% da energia que utilizamos é renovável! Essa mesma tabelinha te mostra quando de CO2 que geramos no período. Ponto para Portugal! 👏🏻👏🏻
consumo-energetico-emissao-co2-lisboa-dicas-uteis-portugal
consumo-energetico-energias-renovaveis-lisboa-dicas-uteis-portugal
  • Por fim, gostaria de comentar uma taxa que pagamos que é a contribuição audiovisual. Somos obrigados a pagar 3,02€ por mês para financiar o serviço público de radiofusão e de televisão pública. Confesso que não fiquei feliz com essa surpresa, mas tudo bem!
    • Forma de se isentar: Gastar menos que 400kWh no ano, o que é quase impossível (gastamos 182 kWh nesse primeiro mês).

Bom, é isso! Não é uma dica animada, mas está nas vidas de todos nós né? Saber um pouquinho sobre o assunto pode ser bom. 😀

Dicas Importantes:

  • Diferente do Brasil, algumas contas aqui, como água, luz e gás, podem ter um período de cobrança diferentes. O contrato anterior ao nosso só pagava a conta de luz semestralmente. Há também opção para pagar bimestralmente e trimestralmente, além da mensal, se você preferir.
  • Como dica da nossa leitora Lilia Trigo, vale ficar atento a época de frio. A conta aumenta bastante por conta do consumo de aparelhos que esquentam a casa (calefação).

Fique atento!

Recentemente (no segundo semestre de 2018), tivemos dois camaradas de uma companhia elétrica que se chama Iberdrola batendo na nossa porta para mudarmos.

Só para contextualizar, as energias em Portugal (gás e eletricidade) não tem fidelização, ou seja, se você quiser mudar todo mês de empresa que te fornece a energia, pode e não se preocupe que não vem ninguém na tua casa ligar ou desligar a luz é meramente contratual a mudança, o fornecedor “mãe” é o mesmo sempre. Já escrevemos detalhadamente sobre o assunto aqui!

Dito isso, os caras vieram com um papinho convincente de que tínhamos que mudar para Iberdrola, que eles eram um braço de energia renovável, que íamos ter descontos na conta e por ai vai, enfim. Como não sabíamos direito como funcionava, mudamos.

Moral da história, perdemos alguns benefícios da EDP Comercial (que era a nossa fornecedora anterior) e os caras ainda te cobram um bando de serviços que você nunca pediu se só nos demos conta disso, meses depois de pagar as contas, ou seja, fiquem atentos a “malandros” insistindo para mudar suas contas. Lembre-se, a mudança nunca é obrigatória e NÃO tem fidelização nenhuma. Fique atento!

Pois é. Se te pedirem na imigração e você não o tiver, pode voltar para casa, mas o pior nem é isso. Imagina ter um problema de saúde, perder a mala, o voo e por ai vai e não estar amparado. Aí sim é complicado! Recomento fortemente a todos os meus leitores a fazer e não vai ser diferente com você. A minha recomendação é faça o seu seguro viagem. Clique aqui, para cotar o seu seguro. Boa viagem!

Felipe Coelho
Felipe Coelho
Já tenho mais de 30 anos (como o tempo passa rápido). Sou formado em Desenho Industrial, mas quase nunca trabalhei nessa área. Somente no iniciozinho de carreira mesmo. Morei meus primeiros 30 anos de vida no Rio de Janeiro e atualmente vivo em Lisboa. Além de mudar de cidade e país, troquei a minha carreira de mais de 10 anos em e-commerce por algumas paixões: drones/videos, morar fora e empreender.

Deixe seu comentário!

7 respostas

    1. Obrigado pelo incentivo, Gilson! Espero que consigamos continuar ajudando as pessoas que tem interesse por vir a passeio ou morar por aqui.

      Um grande Abraço!

  1. Felipe , Parabéns , todos seus posts são muito didáticos ,pragmáticos e um verdadeiro roteiro prático de como fazer. Muito Obrigada pela sua disposição em compartilhar. Abração Aiêska

    1. Fico muito feliz por estar ajudando Aieska! Muito obrigado pelos elogios. É um grande incentivo para eu continuar escrevendo 🙂

    1. Olá Alex! Tudo bem? Obrigado pelo incentivo. Olha, ainda não passamos um inverno aqui, mas assim que passarmos conto quanto aumentou nossa conta! Tá bem? Obrigado por nos acompanhar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do post?

Junte-se aos que já curtiram!​

Novidades no seu e-mail:

Se é do time “old school”, assim como eu, e prefere receber as últimas novidades por e-mail, ótimo! Sempre que tem um post novo no ar, avisamos.

O que nos motiva ...

O Dicas Úteis Portugal surgiu da motivação de querer compartilhar mais e melhores informações sobre Portugal. Hoje, além de escrever para o blog, fazemos tours guiados por Lisboa e Roteiros Personalizados para Portugal inteiro. Aproveite!

Siga a gente:

Gostou do nosso Post e precisa reservar um hotel?

Reserve o seu por aqui! Ganhamos uma comissão e você nos ajuda a manter o blog no ar 👇
Booking.com

Faça parte da nossa lista VIP

Fique tranquilo. Somo contra #spam e queremos que esteja feliz conosco. Se quiser sair, é só clicar no botão “não quero mais receber” que vai chegar no seu e-mail. Ele fica no fim de todas as newsletters que mandamos :)