fbpx

Já segue nossos canais? Contamos muitas coisas por lá também :)

Ou então nos conte qual é o seu melhor e-mail:

Dicas-Uteis-Portugal-Logo
Descubra Portugal de Maneira Fácil e Rápida.

Economize, e muito, na sua conta de luz em Portugal!

Clique ao lado para enviar esse post por Whatsapp:
Compartilhar no whatsapp

Quem não gosta de economizar né? Te contamos boas formas de como economizar em sua conta de luz em Portugal.

Para começar, os fornecedores de energia em Portugal são alguns. O principal deles é a EDP, que é a companhia geradora de energia e as outras comercializam a energia. O mercado de energia em Portugal é um mercado livre, portanto, não há fidelização por empresas nem nada disso, assim como o de gás natural ;).

Essas são as algumas das empresas: (veja a imagem que tem todas elas)

Edp Comercial, Iberdrola, Endesa, Galp, Luzboa e por ai vai …

Companhia-Energia-Portugal-Economize_DicasUteisPortugal

E como economizo na luz?

São algumas as formas. Dá uma olhada aqui embaixo!

  • Tarifas horárias, Bi-Horárias ou Tri-Horárias: São tarifas de acordo com o padrão de hábito de consumo de energia, ou seja, basicamente se você fica o dia inteiro fora de casa e tem um consumo maior a noite, talvez a tarifa bi-horária seja, melhor. Vale entrar em cada detalhe e entender certinho qual a tarifa que vai funcionar melhor para você. Os detalhes estão aqui nesse link. É só clicar.
    • Em linhas gerais, a regra é mais ou menos essa:
    • Opção simples: ideal para quem tem os consumos repartidos ao longo do dia ou cujo consumo a partir das 22h é inferior a 20% do total do seu consumo diário
    • Opção bi-horária: ideal para quem tem mais de 20% dos consumos diários entre as 22h e às 8h. Se o seu consumo de energia é mais elevado após as 22h (por exemplo, se usa máquinas de lavar/secar roupa ou forno elétrico a partir dessa hora) poderá considerar a opção bi-horária
    • Opção tri-horária: ideal para quem tem mais de 20% dos consumos diários entre as 22h e às 8h e não consome nos períodos 9h00-10h30 e 18h00-20h30, uma vez que a tarifa nesses períodos é mais elevada
  • Outra forma de economizar é tirar da tomada aparelhos que consomem energia ao longo do dia desnecessariamente. Exemplo, aqui em casa é tudo elétrico e temos o “boiler” que esquenta a água frequentemente para mante-la quente. Podemos desligar ao longo do dia e ligar por exemplo 1 hora antes de tomar o banho que já dá jeito. Talvez seja uma boa solução. Digo o mesmo para os aparelhos em standby. Lembro que nas épocas de racionamento no Brasil, tínhamos que desligar tudo (inclusive esses aparelhos) e fazia uma super diferença. Ajustar sua geladeira para uma temperatura boa, que não seja nem muito fria ou muito quente e ver se a borracha dela está fechando bem. E por ai vai …
  • Mais uma forma é, como citei acima, a energia não tem fidelização em Portugal, portanto, se tiver achando muito caro o seu prestador de serviço, mude! Vá ao site https://poupaenergia.pt/ e simule o seu consumo. O site te dá as opções de companhias, tarifários e até faz o tramite de mudança.
  • Mais uma forma é ajustar a tua potência de casa. Em Portugal, se paga um preço fixo pela potencia que tem em casa. Nós aqui temos 3.45 VA de potência e é suficiente para ter duas bocas da placa elétrica acessas e uma maquina de lavar, ou o boiler ou algum outro eletrodoméstico que consuma bastante energia. Se ligarmos mais um deles junto, a luz cai. Se estiver com família e forem mais de 3/4 pessoas, talvez sua potência ideal deva ser mais alta, mas se tiver água e fogão a gás, talvez seja suficiente. O ideal aqui é não pagar por uma potência a mais do que precise.
  • Se a sua casa for própria, há diversas empresas incentivando a instalação de energia solar. O custo dos aparelhos é diluído em 2/3 anos de conta e se produzir muita energia e se você não utilizar, ela volta para rede elétrica e você ganha descontos, além de ajudar o mundo, claro!

Moral da história …

Estude muito as opções, não tenha receio de mudar e seja consciente do seu consumo de energia e saiba que existem alternativas boas para economizar. Esteja atento às promoções e combinados que também fazem quando a casa tem energia e gás.

E ai? Gostou desse post? O que mais gostaria de saber?

Se quiser saber mais sobre os detalhes de uma conta de luz da EDP, veja este nosso post!

Pois é. Se te pedirem na imigração e você não o tiver, pode voltar para casa, mas o pior nem é isso. Imagina ter um problema de saúde, perder a mala, o voo e por ai vai e não estar amparado. Aí sim é complicado! Recomento fortemente a todos os meus leitores a fazer e não vai ser diferente com você. A minha recomendação é faça o seu seguro viagem. Clique aqui, para cotar o seu seguro. Boa viagem!

Felipe Coelho
Felipe Coelho
Já tenho mais de 30 anos (como o tempo passa rápido). Sou formado em Desenho Industrial, mas quase nunca trabalhei nessa área. Somente no iniciozinho de carreira mesmo. Morei meus primeiros 30 anos de vida no Rio de Janeiro e atualmente vivo em Lisboa. Além de mudar de cidade e país, troquei a minha carreira de mais de 10 anos em e-commerce por algumas paixões: drones/videos, morar fora e empreender.

Deixe seu comentário!

2 respostas

  1. Olá gostei muito desse blog, e tenho intenção de residir em Portugal, estou com dúvidas sobre contratação de internet e telefone, e queria saber se você tem dicas de bons empregos para quem atua como Projetista de Tubulação no Brasil que é o caso do meu esposo. Mais uma vez parabéns pelo blog.

    1. Olá Elizangela. Obrigado pelo apoio. Fico muito feliz por ter gostado do blog. Com relação a contratação de internet, sugiro dar uma olhada nesse post aqui. Com relação ao trabalho, é uma área bastante específica né? Minha sugestão é procurar no Linkedin ou nos sites de empregos de Portugal 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do post?

Junte-se aos que já curtiram!​

Novidades no seu e-mail:

Se é do time “old school”, assim como eu, e prefere receber as últimas novidades por e-mail, ótimo! Sempre que tem um post novo no ar, avisamos.

O que nos motiva ...

O Dicas Úteis Portugal surgiu da motivação de querer compartilhar mais e melhores informações sobre Portugal. Hoje, além de escrever para o blog, fazemos tours guiados por Lisboa e Roteiros Personalizados para Portugal inteiro. Aproveite!

Siga a gente:

Gostou do nosso Post e precisa reservar um hotel?

Reserve o seu por aqui! Ganhamos uma comissão e você nos ajuda a manter o blog no ar 👇
Booking.com

Faça parte da nossa lista VIP

Fique tranquilo. Somo contra #spam e queremos que esteja feliz conosco. Se quiser sair, é só clicar no botão “não quero mais receber” que vai chegar no seu e-mail. Ele fica no fim de todas as newsletters que mandamos :)