Ir à Lisboa e não andar em um dos antigos bondes é a mesma coisa que ir a Nova Iorque e não ver o Empire States Building ou a Estátua da Liberdade!
Brincadeiras a parte, eu queria dar um visão geral dos bondes que hoje funcionam por Lisboa para já chegar sabendo qual que vai pegar.
Quantas e quais são as linhas?
Os bondes de Lisboa hoje contam com 6 linhas. São elas: 12E, 15E, 18E, 24E, 25E e 28E. A maioria das linhas ainda tem os centenários e bonitinhos bondes que conhecemos. A Carris (Companhia de Transporte de Lisboa) faz um bom trabalho de manutenção e para a idade dos bondes, estão muito bem conservados na minha opinião. Ah, a letra E depois do número do bonde significa Elétrico, que é como os portugueses chamam os bondes, ok?
O mais famoso deles é o bonde 28.
É sem dúvida alguma o bonde mais famoso e turístico. Passa por diversos pontos importantes da cidade como Alfama, Baixa, Praça do Comércio, Miradouro Portas do Sol, Campo de Ourique, Estrela e por ai vai. Como já falamos especificamente dele em outro post dando dicas da onde descer e o que fazer vou deixar o outro post aqui para que você possa ler tudinho por lá.

Em segundo lugar estão os bondes 15 e 18.
Esses são os que vão te levar até a região de Belém. A diferença entre eles é que o a linha do 15 é um bocadinho mais longa. Sai da Praça da Figueira, passa na praça do Comércio, no Cais do Sodré, Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém (dica espetacular: largo da princesa é a estação mais próxima da Torre) e vai até Algés. Se você estiver perto do Cais do Sodré, pode pegar o 18 também. O percurso dele é menorzinho. Vai do Cais do Sodré até o Mosteiro (pertinho do famoso pastel de Belém). Se ficar curioso sobre os percursos, sugiro dar uma olhada clicando aqui do lado. Percurso 15E ou Percurso 18E.
Atenção: O bonde 15 é no formato de VLT, assim como as fotos que coloquei aqui embaixo. Se quiser andar no antigo bonde, sugiro andar no 28 ou 18.

Por fim, estão os bondes de Lisboa 25, 24 e 12.
Todos os 3 são bem menos turísticos mas, ainda assim tenho boas dicas para dar. Se o bonde 28 estiver mega cheio (e frequentemente está) e se tiver querendo subir para Alfama, você pode pegar o bonde 12 na Praça da Figueira e saltar no mirante da Portas do Sol. Ali você está bem central perto de muitos pontos interessantes. Dá uma olhada nesse post aqui. Já falei um pouquinho sobre a região. Veja aqui o percurso do bonde 12.
Já o bonde 24 pode te levar a um shopping com ótimas lojas em Lisboa. Se chama Amoreiras. O bonde para muito pertinho do shopping e você pode fazer umas comprinhas, comer alguma coisinha ou até mesmo ir ao cinema. Esse é o bonde para você pegar. Ele sai do Chiado, na Praça Luis de Camões. Bem fácil de pegar. Veja aqui o percurso do bonde 24.
Por fim, o bonde 25 te deixa, no que para mim é o melhor mercado municipal de Lisboa. Une comida excelente com ótimos preços e não é tão turístico assim como o Mercado da Ribeira é (TimeOut Market). O mercado que to falando é o Mercado do Campo de Ourique. PS: O ponto final do bonde 28 também te deixa lá pertinho. Os pontos finais são os mesmos. Ah sim, você pode pegar o 25 na Praça do Comércio e pela região da Baixa de Lisboa. Veja aqui o percurso do bonde 25.

E como que faz para economizar no transporte? Te conto também!
Já falamos algumas vezes da categoria de transporte que se chama Zapping. Ela é aceita em todos os transportes de Lisboa (Onibus, Metro, Bondes e Trem – inclusive o que vai para Cascais e Sintra). Dá uma lida nesse post aqui. Explicamos tudo detalhado lá. Só para ter uma ideia, você pode chegar economizar mais de 1,5€ por cada vez que sobe em um bonde.
Outra forma de economizar é se estiver planejando ir a diversos dos pontos turísticos de Lisboa, o Lisboa Card pode ser bom para você. Basicamente você compra o cartão por 24h, 48h ou 72h. Com ele você pode entrar em vários lugares e usar toda a rede de transportes pelo o período que comprar. Já escrevemos sobre o Lisboa Card aqui também.
2 respostas
Muito obrigado pelas dicas, continue mandando. Eu sou do RJ e estou me programando para visitar e pretendo morar também. Sou casado e tenho um filho que vai fazer um ano, se tiver mais dicas me passa.
Bacana Leandro! Que bom que pretende vir. A vida é tranquila aqui. Meu único conselho é, se programe bem ante de vir, principalmente com relação a reservas financeiras para que não passe nenhum aperto 😉