fbpx

Passeio de Lisboa até Fátima e Nazaré

Clique ao lado para enviar esse post por Whatsapp:
Compartilhar no whatsapp

Fizemos um passeio partindo de Lisboa e fomos até Nazaré!

Hoje vou te contar um super passeio que fizemos. Partimos de Lisboa, fomos até Fátima e depois seguimos para Nazaré. Resolvemos sair de casa cedo para dar tempo de aproveitar bem o dia e ainda conseguir fechar com um belo pôr do sol.

De Lisboa para Fátima

Saímos de casa cedo, por volta das 9:45. A viagem de Lisboa até Fátima leva mais ou menos uma hora e vinte de carro. Dica: Chegando lá, procure estacionar na rua um pouco mais afastado ou no estacionamento grande de terra. Nesses dois lugares o estacionamento é de graça. No dia que fomos, era a última sexta-feira do ano de 2018. Aproveitamos para rezar e agradecer por todas as conquistas que tivemos esse ano 🙏🏻.

Destaques de Fátima

Chegando no santuário, você logo sente “aquela” energia! É algo tão forte, que nem sei explicar. De frente para a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, foi construída a nova Basílica da Santíssima Trindade (capacidade de 8633 lugares). É enorme. Ela foi construída para comportar todos os peregrinos ao passar dos anos.

Interior da Basílica da Santíssima Trindade. Foto: Dicas Úteis Portugal

O grande destaque (para mim 😂) é a Capelinha das Aparições. É realmente o coração de Fátima. Você vai ver uma grande estrutura de vidro logo em frente a Basílica. É ali no centro que a pequenina Capelinha das Aparições está. Foi ali que a Nossa Senhora apareceu 5 vezes (das 6 aparições). Os peregrinos que chegam caminhando de joelhos, terminam a sua jornada ao seu redor.

Basilica-Nossa-Senhora-Fatima-Portugal_Dicas-Uteis-Portugal

Ao fundo, está a Basílica da Nossa Senhora de Fátima. É nela que estão os túmulos dos pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta). Foi construída no local onde eles brincavam quando viram o primeiro relâmpago. É realmente linda! Além de dedicar um tempo às suas orações, vale a pena sentar e contemplar a sua beleza ❤️ .

Interior da Basílica Nossa Senhora de Fátima. Foto: Dicas Úteis Portugal

Dica: Leve uma garrafinha de água com você. Assim, você pode levar um pouquinho da água de Fátima com você! É só encontrar as fontes que ficam logo abaixo da imagem de Jesus Cristo. Veja foto abaixo.

Imagem de Jesus Cristo em Fátima – Portugal. Foto: Dicas Úteis Portugal

De Fátima para Nazaré

Dever cumprindo em Fátima, seguimos para Nazaré. Ao sair de lá, seguimos pela IC9. É uma estrada pública, muito bem conservada e o melhor: sem pedágio! É uma viagem de aproximadamente 45/50 minutos. Você pode colocar no GPS/Waze para ir direto para o Farol de São Miguel Arcanjo. Ao chegar perto do local, já pode começar a procurar uma vaga.

Destaques em Nazaré

Fomos direto para o Forte de São Miguel Arcanjo. Ele fica na parte alta da cidade e de lá você consegue ter uma linda vista da praia de Nazaré e da praia do Norte (onde tem as famosas ondas gigantes). Dá uma olhada nos visuais que você vai ver!

Dica: As ondas gigantes acontecem geralmente entre Outubro e Março (inverno em Portugal). Se estiver por perto nessa época do ano, tem boas chances de ver as impressionantes ondas.

Dessa vez, nós visitamos o farol. A entrada tem o valor de 1 euro e super valeu a pena! Lá dentro estão as pranchas assinadas de muitos surfistas que já passaram por lá, inclusive a super surfista Maya Gabeira (que conquistou o recorde mundial da maior onda surfada por uma mulher 💪🏽)!

Vamos almoçar em Nazaré?

Depois de rezar, ver um super visual desses e apreciar uma bela estrada, que tal almoçar em um lugar aconchegante com boa comida e bom preço? Ótima sugestão, não é mesmo?

Bom, temos dois restaurantes que gostamos e indicamos ir. Um é um pouco mais turístico, mas tem com uma vista deslumbrante da praia da Nazaré além de um ótimo atendimento. Já o outro, que é menorzinho, tem uma comida caseira e é super aconchegante.

Restaurante 1: Restaurante São Miguel

Comemos um delicioso arroz molhadinho de tamboril com gambas (que é um camarão grande). O prato era para duas pessoas e custava 30 euros, ou seja, 15 por pessoa. Dá uma olhada na foto aqui embaixo.

Arroz de Tamboril com Gambas – Restaurante São Miguel Foto:Dicas Úteis Portugal
Restaurante 2: Tosca Gastro Bar

Fomos lá na outra vez que tivemos em Nazaré (em 2017). Lembro da comida ser ótima. Comemos algum prato do dia com peixe, meu pai comeu bacalhau e por ai vai. Os pratos eram algo em torno de 10, 15 por pessoa variando de acordo com o que escolher. Vale a pena dar uma olhada para ver se interessa 😉

Frente do restaurante Tosca Gastrobar em Nazaré. Foto: Dicas Úteis Portugal

Atenção: Os restaurantes em Portugal e diversos países Europeus, funcionam entre 12, 12:30 e fecham às 15h para o almoço. Se você chegar na porta às 14:50 ainda vai ser atendido, mas se chegar 15:01, provavelmente já vai encontrar a porta fechada e geralmente não há conversa. Portanto, minha sugestão é que sente para almoçar até umas 14:30 para não ter problema!😉

Que tal passear pela Orla e ver as lojinhas de Nazaré?

Depois do almoço, fomos caminhar pela Orla. Já era próximo das 16:30. Na beira da praia existem diversas lojinhas de artesanatos, panos de prato, imobiliárias e por ai vai. Tem também charmosos cafés na praia, que são ótimos para sentar e apreciar a vista.

E o pôr do sol? Vale ver?

Sem dúvida alguma. O pôr do sol no inverno (dependendo do mês do ano) começa às 17 e pouca/18h. No verão é bem mais tarde. Se estiver no ápice (Agosto), o sol vai até às 21h. Se bobear, nessa época ainda dá tempo de pegar o carro e ir passear em Peniche. É uma pequena cidade, de surfistas que fica uns 50 minutos de Nazaré. Aí só quem sabe é você mesmo. 😋

De qualquer forma, queria te mostrar o pôr do sol do dia que tivemos lá! Dá uma olhada aqui embaixo que coisa linda.

Por do sol em Nazaré. Foto: Dicas Úteis Portugal

Bom, espero que tenha gostado do nosso passeio de Lisboa até Fátima e Nazaré e que te inspire a fazer o mesmo. Te garanto que é uma delicia. Arrume boa companhia e pé na estrada.😎

Quer saber como ir até Fátima de ônibus? É só clicar aqui para ver o nosso post.

Pois é. Se te pedirem na imigração e você não o tiver, pode voltar para casa, mas o pior nem é isso. Imagina ter um problema de saúde, perder a mala, o voo e por ai vai e não estar amparado. Aí sim é complicado! Recomento fortemente a todos os meus leitores a fazer e não vai ser diferente com você. A minha recomendação é faça o seu seguro viagem. Clique aqui, para cotar o seu seguro. Boa viagem!

Joana Aquino
Joana Aquino
Olá! Tudo bem? Sou formada em Comunicação Social e sempre trabalhei na área de beleza com foco em marketing digital. Em 2017 a minha vida mudou completamente. Me mudei do Rio de Janeiro para Lisboa em busca de novas experiências. Hoje, escrevo aqui para vocês sobre elas. Ah! Amo mate e viajar!!!

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do post?

Junte-se aos que já curtiram!​

Novidades no seu e-mail:

Se é do time “old school”, assim como eu, e prefere receber as últimas novidades por e-mail, ótimo! Sempre que tem um post novo no ar, avisamos.

O que nos motiva ...

O Dicas Úteis Portugal surgiu da motivação de querer compartilhar mais e melhores informações sobre Portugal. Hoje, além de escrever para o blog, fazemos tours guiados por Lisboa e Roteiros Personalizados para Portugal inteiro. Aproveite!

Siga a gente:

Gostou do nosso Post e precisa reservar um hotel?

Reserve o seu por aqui! Ganhamos uma comissão e você nos ajuda a manter o blog no ar 👇
Booking.com

Faça parte da nossa lista VIP

Fique tranquilo. Somo contra #spam e queremos que esteja feliz conosco. Se quiser sair, é só clicar no botão “não quero mais receber” que vai chegar no seu e-mail. Ele fica no fim de todas as newsletters que mandamos :)