Fizemos um passeio partindo de Lisboa e fomos até Nazaré!
Hoje vou te contar um super passeio que fizemos. Partimos de Lisboa, fomos até Fátima e depois seguimos para Nazaré. Resolvemos sair de casa cedo para dar tempo de aproveitar bem o dia e ainda conseguir fechar com um belo pôr do sol.
De Lisboa para Fátima
Saímos de casa cedo, por volta das 9:45. A viagem de Lisboa até Fátima leva mais ou menos uma hora e vinte de carro. Dica: Chegando lá, procure estacionar na rua um pouco mais afastado ou no estacionamento grande de terra. Nesses dois lugares o estacionamento é de graça. No dia que fomos, era a última sexta-feira do ano de 2018. Aproveitamos para rezar e agradecer por todas as conquistas que tivemos esse ano 🙏🏻.
Destaques de Fátima
Chegando no santuário, você logo sente “aquela” energia! É algo tão forte, que nem sei explicar. De frente para a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, foi construída a nova Basílica da Santíssima Trindade (capacidade de 8633 lugares). É enorme. Ela foi construída para comportar todos os peregrinos ao passar dos anos.

O grande destaque (para mim 😂) é a Capelinha das Aparições. É realmente o coração de Fátima. Você vai ver uma grande estrutura de vidro logo em frente a Basílica. É ali no centro que a pequenina Capelinha das Aparições está. Foi ali que a Nossa Senhora apareceu 5 vezes (das 6 aparições). Os peregrinos que chegam caminhando de joelhos, terminam a sua jornada ao seu redor.

Ao fundo, está a Basílica da Nossa Senhora de Fátima. É nela que estão os túmulos dos pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta). Foi construída no local onde eles brincavam quando viram o primeiro relâmpago. É realmente linda! Além de dedicar um tempo às suas orações, vale a pena sentar e contemplar a sua beleza ❤️ .

Dica: Leve uma garrafinha de água com você. Assim, você pode levar um pouquinho da água de Fátima com você! É só encontrar as fontes que ficam logo abaixo da imagem de Jesus Cristo. Veja foto abaixo.

De Fátima para Nazaré
Dever cumprindo em Fátima, seguimos para Nazaré. Ao sair de lá, seguimos pela IC9. É uma estrada pública, muito bem conservada e o melhor: sem pedágio! É uma viagem de aproximadamente 45/50 minutos. Você pode colocar no GPS/Waze para ir direto para o Farol de São Miguel Arcanjo. Ao chegar perto do local, já pode começar a procurar uma vaga.
Destaques em Nazaré
Fomos direto para o Forte de São Miguel Arcanjo. Ele fica na parte alta da cidade e de lá você consegue ter uma linda vista da praia de Nazaré e da praia do Norte (onde tem as famosas ondas gigantes). Dá uma olhada nos visuais que você vai ver!
Dica: As ondas gigantes acontecem geralmente entre Outubro e Março (inverno em Portugal). Se estiver por perto nessa época do ano, tem boas chances de ver as impressionantes ondas.
Dessa vez, nós visitamos o farol. A entrada tem o valor de 1 euro e super valeu a pena! Lá dentro estão as pranchas assinadas de muitos surfistas que já passaram por lá, inclusive a super surfista Maya Gabeira (que conquistou o recorde mundial da maior onda surfada por uma mulher 💪🏽)!
Vamos almoçar em Nazaré?
Depois de rezar, ver um super visual desses e apreciar uma bela estrada, que tal almoçar em um lugar aconchegante com boa comida e bom preço? Ótima sugestão, não é mesmo?
Bom, temos dois restaurantes que gostamos e indicamos ir. Um é um pouco mais turístico, mas tem com uma vista deslumbrante da praia da Nazaré além de um ótimo atendimento. Já o outro, que é menorzinho, tem uma comida caseira e é super aconchegante.
Restaurante 1: Restaurante São Miguel
Comemos um delicioso arroz molhadinho de tamboril com gambas (que é um camarão grande). O prato era para duas pessoas e custava 30 euros, ou seja, 15 por pessoa. Dá uma olhada na foto aqui embaixo.

Restaurante 2: Tosca Gastro Bar
Fomos lá na outra vez que tivemos em Nazaré (em 2017). Lembro da comida ser ótima. Comemos algum prato do dia com peixe, meu pai comeu bacalhau e por ai vai. Os pratos eram algo em torno de 10, 15 por pessoa variando de acordo com o que escolher. Vale a pena dar uma olhada para ver se interessa 😉

Atenção: Os restaurantes em Portugal e diversos países Europeus, funcionam entre 12, 12:30 e fecham às 15h para o almoço. Se você chegar na porta às 14:50 ainda vai ser atendido, mas se chegar 15:01, provavelmente já vai encontrar a porta fechada e geralmente não há conversa. Portanto, minha sugestão é que sente para almoçar até umas 14:30 para não ter problema!😉
Que tal passear pela Orla e ver as lojinhas de Nazaré?
Depois do almoço, fomos caminhar pela Orla. Já era próximo das 16:30. Na beira da praia existem diversas lojinhas de artesanatos, panos de prato, imobiliárias e por ai vai. Tem também charmosos cafés na praia, que são ótimos para sentar e apreciar a vista.
E o pôr do sol? Vale ver?
Sem dúvida alguma. O pôr do sol no inverno (dependendo do mês do ano) começa às 17 e pouca/18h. No verão é bem mais tarde. Se estiver no ápice (Agosto), o sol vai até às 21h. Se bobear, nessa época ainda dá tempo de pegar o carro e ir passear em Peniche. É uma pequena cidade, de surfistas que fica uns 50 minutos de Nazaré. Aí só quem sabe é você mesmo. 😋
De qualquer forma, queria te mostrar o pôr do sol do dia que tivemos lá! Dá uma olhada aqui embaixo que coisa linda.

Bom, espero que tenha gostado do nosso passeio de Lisboa até Fátima e Nazaré e que te inspire a fazer o mesmo. Te garanto que é uma delicia. Arrume boa companhia e pé na estrada.😎
Quer saber como ir até Fátima de ônibus? É só clicar aqui para ver o nosso post.