fbpx

Saiba como alugar carro em Portugal!

Clique ao lado para enviar esse post por Whatsapp:
Compartilhar no whatsapp

Quer saber como alugar carro em Portugal? Achou o lugar certo!

Na verdade, verdadeira, esse post serve para quem quer alugar carro em praticamente qualquer lugar do mundo, mas como estamos falando de Portugal, vamos dar boas dicas do que fazer, como fazer e o melhor, como economizar no aluguel!

Os aeroportos dos grandes centros são os lugares que concentram o maior número de operadoras de aluguel de carros. Em Portugal, não é diferente. Lá você vai encontrar todas as locadoras para alugar carro. Repare que algumas ficam no próprio terminal do aeroporto e outras nos arredores. Geralmente se tem aquelas vans (shuttle), gratuitas, que levam para o espaço físico da locadora. No aeroporto de Lisboa, os atendentes das empresas para alugar carro externas ficam próximos a loja da Vodafone. Lembre-se desse ponto de referência 👍

A primeira coisa a se fazer para alugar carro é …

Começar pela pesquisa e de preferência com pelo menos uns 3 meses de antecedência, para achar os melhores preços. Ai você me pergunta, “Tá mas como fazer essa pesquisa para alugar carro?”.

Atualmente existem diversos sites que unificam várias locadoras e mostram o preço de cada uma para o período que pretende viajar, mas também é uma boa entrar no site da locadora da sua preferência para verificar se o preço está melhor ou não. Tem vezes que há uma grande diferença de valores.

O site que costumamos usar é a Holiday Autos ou Rental Cars. A Holiday Autos tem nos apresentando os melhores preços e geralmente os valores dos seguros são bem mais atrativos para alugar carro. Ainda que tenhamos essa preferência, já alugamos carros na Avis, Hertz, Alamo, Drive on Holidays. Todas nos atenderam super bem e nunca tivemos problemas com nenhuma, portanto, sugiro sempre fazer uma boa pesquisa de preços e ficar de olho nisso.

Na verdade …

Recentemente tive um problema com a Sixt que vale atentar. Não fiz o seguro completo do carro (o que cobre qualquer coisa mesmo) e quando fui devolver o carro, alegaram que eu havia arranhado a roda (roda ou calota em Portugal se chama jante. Pneu é pneu mesmo) do carro sendo eu tinha absoluta certeza que não tinha feito aquilo. Moral da história, me renderam 80 euros que depois de alguns meses, consegui que me reembolsassem por tanto reclamar (com razão).

Voltando ao assunto. Para você ver como a pesquisa faz grande diferença!

Uma vez fomos a Disney (tudo bem que não é Portugal mas vale a referência) e no período entre a compra da passagem e o início da viagem, acabei por economizar 100 dólares por conta das promoções nesse meio tempo. Reservei e desreservei por mais de 4 vezes o carro. Vamos economizar!

Certo, mas o que preciso para alugar carro em Portugal e quais as dicas importantes …

A primeira coisa a prestar atenção é se, a locadora que escolheu pode reservar o carro agora e pagar o resto depois. Geralmente pode! Mesmo que não possa pagar depois, veja se há regra para cancelamento gratuito.

Se quiser fazer como fiz, reservar e desreservar, é importante que tenha o cancelamento sem custo disponível. Assim você pode ficar de olho até sua viagem e pagar o mais barato possível 👏 👏 👏

alugar-carro-portugal_CancelamentoGratuito_ReserveAgora-PagueDepois_Dicas-Uteis-Portugal

Logo em seguida, é importante prestar atenção nas informações que são exibidas, geralmente, logo abaixo das informações do carro (que também são importantíssimas). Veja se o carro atende ao número de pessoas que estão na viagem, se carro é automático ou manual (sim na Europa tem muito carro manual), quantas portas são e etc. Atenção ao porta malas, para ver se cabem as bagagens!

Uma vez alugamos um carro na França que dizia caber duas malas grandes, mas na verdade só cabia uma grande e uma média. Fique atento.

alugar-carro-portugal_avaliacao-sites-comparativos-2_Dicas-Uteis-Portugal

Aqui, o que vale ver é se:

  • A locadora está bem avaliada pelos clientes.
  • Se a locadora está no terminal ou não, como comentei no início do post.
  • Se a quilometragem é livre (geralmente é, mas atente a isso para não ter custos desnecessários caso não seja)
  • Qual é a política de combustível:
    • Pega o tanque cheio e devolve cheio. Geralmente esse é a melhor e mais frequente política usada. Se deixar para abastecer na locadora vão cobrar bem mais do que o preço do litro nos postos. Devolva sempre com o tanque cheio. É economia na certa!
    • ATENÇÃO: Na Europa, diferentemente do Brasil, tem todo o tipo de carro a diesel (ou gasóleo como se fala aqui). Na tampa de combustível do carro sempre tem qual é o combustível do carro. Fique atento a isso para não colocar gasolina em um carro a diesel e ter um super prejuízo.
    • DICA PARA ECONOMIZAR: Quando for devolver o carro, não deixe para abastecer em postos ao redor do aeroporto. Geralmente são muito mais caros que o normal. Eu procuro no Waze os postos com melhor preço que seja relativamente próximo ao aeroporto e é lá mesmo que coloco o combustível!
    • DICA PARA ECONOMIZAR 2: Se tiver ideia de viajar de carro por Portugal ou até mesmo ir para outros países (exemplo Madrid – Espanha, fica apenas à 6 horas de Lisboa), tente alugar um carro a diesel. Além do combustível ser mais barato, o carro é muito mais econômico do que gasolina.
  • Quais as coberturas de seguro inclusas. Estude bem as coberturas e veja se o seu cartão de crédito (caso pague com ele) já não cobre os seguros necessários. Muitos, já cobrem hoje em dia 😉

E quais os documentos necessários?

Bom, é preciso ter mais de 18 anos, um carteira de motorista válida e cartão de crédito com um limite razoável para o bloqueio de crédito (de segurança) que eles fazem. Esse valor vai variar de locadora para locadora, também do nível de carro que alugar (quanto melhor mais caro) e do seguro que pagar. Se pretende fazer um seguro básico o bloqueio vai ser maior (para um carro simples uns 800 euros). Se fizer o seguro que cobre tudo, vai ser zero ou quase zero.

Fique atento que os preços dos seguros podem chegar a triplicar o valor do aluguel!

Já escolhi o carro, reservei, paguei o preço mais baixo e a viagem chegou. Como faço para sair do aeroporto?

Aí tá o grande pulo do gato. As locadoras oferecem a você, quando estiver fechando o aluguel um valor pela locação do GPS. Meu conselho, não aluguem. Os valores nunca são muito convidativos (são bem caros por sinal) e além disso vários dos GPS’s nem conexão com a internet tem, portanto não evita que pegue trânsito e tudo mais.

Use o Waze. Se já o conhece, é só ter um chip com um plano de dados e pronto!  Caso não conheça, baixe já. É a forma mais fácil de se locomover, mais eficiente e mais barata. Já falamos sobre plano de celulares aqui! Clique aqui para ver 😎

Você deve estar pensando: “Mas como vou ter um chip que funcione em Portugal já no aeroporto?”

La vai a última e melhor dica! Das últimas vezes que viajamos, usamos e conhecemos o Easesim4you. Funciona em todo canto, Estados Unidos, Europa e o melhor, você ainda recebe o chip em casa, antes da viagem! É só escolher o que prefere, dizer as datas que vai chegar lá e pronto. Já vai sair do aeroporto com seu carro alugado e comunicações ativas. Outra alternativa é: ao chegar no aeroporto procure por uma loja de uma operadora local e compre um chip pré-pago. No aeroporto de Lisboa tem uma loja da Vodafone.

Agora é só aproveitar!

Pois é. Se te pedirem na imigração e você não o tiver, pode voltar para casa, mas o pior nem é isso. Imagina ter um problema de saúde, perder a mala, o voo e por ai vai e não estar amparado. Aí sim é complicado! Recomento fortemente a todos os meus leitores a fazer e não vai ser diferente com você. A minha recomendação é faça o seu seguro viagem. Clique aqui, para cotar o seu seguro. Boa viagem!

Felipe Coelho
Felipe Coelho
Já tenho mais de 30 anos (como o tempo passa rápido). Sou formado em Desenho Industrial, mas quase nunca trabalhei nessa área. Somente no iniciozinho de carreira mesmo. Morei meus primeiros 30 anos de vida no Rio de Janeiro e atualmente vivo em Lisboa. Além de mudar de cidade e país, troquei a minha carreira de mais de 10 anos em e-commerce por algumas paixões: drones/videos, morar fora e empreender.

Deixe seu comentário!

5 respostas

  1. Gostei das dicas…com relação ao cartão de crédito que ja cobre o seguro nao entendi bem….

    1. Olá José. Obrigado por nos acompanhar.

      Muitos cartões de crédito, geralmente nas categorias Platinum ou Black, oferecem os seguros de graça para os seus clientes.

      Para saber se o seu tem, é só procurar no site do seu banco ou procurar no Google algo como Concierge Visa/Mastercard/Amex e por aí vai.

      Espero que tenha ajudado 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do post?

Junte-se aos que já curtiram!​

Novidades no seu e-mail:

Se é do time “old school”, assim como eu, e prefere receber as últimas novidades por e-mail, ótimo! Sempre que tem um post novo no ar, avisamos.

O que nos motiva ...

O Dicas Úteis Portugal surgiu da motivação de querer compartilhar mais e melhores informações sobre Portugal. Hoje, além de escrever para o blog, fazemos tours guiados por Lisboa e Roteiros Personalizados para Portugal inteiro. Aproveite!

Siga a gente:

Gostou do nosso Post e precisa reservar um hotel?

Reserve o seu por aqui! Ganhamos uma comissão e você nos ajuda a manter o blog no ar 👇
Booking.com

Faça parte da nossa lista VIP

Fique tranquilo. Somo contra #spam e queremos que esteja feliz conosco. Se quiser sair, é só clicar no botão “não quero mais receber” que vai chegar no seu e-mail. Ele fica no fim de todas as newsletters que mandamos :)